40 Segredos 1-20

Bom, minha intenção não é reproduzir o livro da d. Nanda, nem tirar algum proveito disso. Mas dar oportunidades para aqueles que não podem adquirir! E claro, vc pode ler aqui e depois, comprar pela Arca Center. Vale a pena!!!




Segredo nº 20 - Quando você é uma Privada



Houve uma época da minha vida em que tive que aprender a deixar de ser privada.
Isso mesmo, privada! Pense comigo: para que serve a privada? Para jogar fora o que não presta e que está dentro de nós. O vômito, o número 1 e 2. E sabem o que eles têm em comum? Todos cheiram mal! Pois é, um dia percebi que era uma privada para tudo de podre que algumas pessoas tinham dentro de si.

Sempre vinham fazer comentários negativos de outras pessoas, fazer fofoca, falar mal mesmo. Aquilo me afetava demais, pois eu começava a ter maus olhos para com as pessoas. Muitas vezes nem conhecia quem era o alvo dos comentários, mas se alguém vinha e falava algo, eu, sem nem pensar duas vezes, já olhava  a pessoa  com negatividade. De tanta porcaria que estavam despejando, percebi que estava ficando "fedida". Pensava: "estou ficando fraca na minha fé por causa destas coisas, mas o que fazer?!"
E você, amiga, tem sido uma privada? Está cheirando mal também? Aqui vão dicas de como você deve agir para evitar isso.

Tarefa 20

Evite amizades com pessoas fofoqueiras
1. Quando a "amiga" começar com comentários negativos de outras pessoas, antes que ela comece, corte-a. Diga que isso não é certo e não quer ouvir.
3. Em certos casos, quando você percebe que existem comentários de rebelião contra uma autoridade, nem pense duas vezes: denuncie a pessoa, mesmo que seja sua melhor amiga. Ela está mal e precisa de ajuda.
Com o tempo, comecei a ter uma certa fama de dedo-duro e , em consequência disso, as fofocas e comentários maldosos cessaram! E sabe o que mais? Não tô nem aí para tal fama! Muitas vezes, quando era obreira, bastava eu chegar para a conversa acabar. Outro dia uma pessoa me disse que o mesmo acontece com ela; sabe qual foi a minha resposta?

"Que maravilha!! Agora ninguém lhe faz de privada! Pode estar sempre cheirosinha!"


Segredo nº 19 - Seja Sábia

Outro dia, aconteceu algo que me revoltou tanto que cheguei a chorar! Uma jovem, que faz parte do Grupo Jovem e tem atendido nas reuniões, mudando sua vida de forma a agradar a Deus, estava indo pela manhã para a igreja, quando foi abordada e estuprada. Quando soube, fiquei passada, sem acreditar! Não pode ser! Como pode?!! O que acontece normalmente é o famoso questionamento: Meu Deus, como isso pôde acontecer com ela? Por quê? Por quê? Por quê? Pois é, começamos a questionar a Deus, não é mesmo?

O mais interessante é que quando coisas boas acontecem, geralmente não se atribui a Deus! Muitos nem mesmo Lhe são gratos. Depois de saber melhor sobre como tudo aconteceu, achei que esse era um assunto que deveria trazer até vocês. Essa jovem mora em uma favela e havia saído para participar de uma reunião às 6h da manhã. Estava escuro e ela, sozinha, em um lugar muito perigoso! Nada justifica, mas precisamos ser sábias! Vigiar é importantíssimo!

Tarefa nº 19
Se vai participar de uma vigília, nunca volte para casa sozinha. Sempre combine com alguém para voltarem juntos.
Evite a todo custo ficar até muito tarde da noite na igreja, se estiver desacompanhada.
Se as reuniões do Grupo Jovem terminam muito tarde ou acontecem em horários em que pode ser arriscado para você, converse com seu pastor para encontrarem uma solução, não estará pecando por isso.
Nunca pense que abordar esse assunto com seu pastor demonstra falta de fé, muito pelo contrário, ignorar, se arriscando, mostra uma fé sem inteligência.
Nunca aceite carona de estranhos, ainda que esteja dentro da igreja. Seja sábia!!




Segredo nº 18 - Não tô afim



Quantas não são as vezes que falamos isso?
Ontem, uma jovem que tenho acompanhado na igreja, veio conversar comigo. Não a tinha visto nas reuniões e perguntei o que acontecera. Ela me disse: "Nanda, não tenho tido vontade de vir à igreja." Agora vou lhe fazer uma pergunta: quando é que temos vontade de fazer algo que nos venha trazer benefícios? Os benefícios requerem esforços e sacrifícios! 

Geralmente, quando você estuda, não é por estar com vontade! Já viu alguém dizer: "Ah, estou com uma vontade de estudar!!"? Nosso corpo e nossa vontade estão sempre voltados para o descanso. Você tem vontade de dormir muito, de ficar assistindo TV o dia todo, de ir à praia todos os dias, vontade de não fazer nada, de não ajudar nas tarefas de casa... Tem vontades, vontades e mais vontades! Temos que prestar muita atenção, pois essas nossas vontades não podem ditar nossa vida!

Todos os dias, de uma forma ou de outra, eu vou contra as minhas vontades! E é isso que me abençoa: essa luta contra as vontades. Você também precisa viver nessa luta e isso ninguém pode fazer por você! Se diminui a quantidade de vezes que vai à igreja, menos vontade de ir terá! Mas, e daí?! Que se dane a vontade! Mande ela pro beleléu e vá assim mesmo! Comigo também há dias em que não tenho vontade de nada, mas faço tudo o que não tenho vontade, temos que viver pela fé e não de vontades. Isso irá fazer uma grande diferença na sua vida em todos os sentidos, principalmente no espiritual.

Tarefa 18
Analise suas atitudes, sua vida e veja se tem vivido pelas suas vontades. Procure ir contra, faça aquilo que não está a fim, geralmente é isso que irá abençoá-la. Não está a fim de acordar de madrugada para orar? Não está a fim de ler a Bíblia? Não está a fim de orar? Não está a fim de jejuar? Não está a fim de ir à igreja? Você sabe o que fazer...






Segredo nº 17 -  Vamos Viajar.... (Clique Aqui)
O Segredo 17 eu achei tão especial, que resolvi postá-lo na página inicial do Blog...





Segredo nº 16 - O que lhe enche a cabeça?



Você não se sente mais a mesma... É uma sensação horrível, você quer voltar a ser como antes, como no início, mas parece não conseguir... Às vezes até duvida se Deus realmente ainda a quer, se realmente a ama. Você quer ser mais espiritual, sentir a presença de Deus, mas não sabe o que está errado! Sente-se longe! Chega à igreja, quer orar, mas as palavras parecem desaparecer...
Não tem mais vontade de orar nem ler a Bíblia. Tem tentado fazer tudo certo, não vive em pecado, então o que está errado?! Isso pode ter muitas razões, claro, mas aposto em uma...

Com o que você tem enchido sua cabeça?
Você tem dedicado muito tempo a coisas que não são de Deus?
Assiste muitas horas de TV todos os dias?
Muito tempo na internet em bate-papos que não levam a nada?
Amizades com pessoas que não estão na mesma fé e, consequentemente, voltando seus olhos para as coisas do mundo?

Se a sua resposta foi "sim" para estas perguntas, então aí está a razão de estar se sentindo assim.

Tarefa 16
Está na hora de reverter esse quadro! Comece por cortar as muitas horas de Tv e os bate-papos; de preferência, evite esse negócio de MSN, que é uma perda de tempo. Comece a investir na sua vida espiritual, use essas horas que agora vão sobrar para meditar na palavra de Deus, faça propósitos com Ele, leia um livro que venha a adicionar na sua vida espiritual. Pense em outras formas de mudar essa situação.




Segredo nº 15 - O Acessório Essencial

Possuímos um acessório que nos transforma em verdadeiras princesas! Não há nada que o possa substituir... Joias, roupas caras, bolsas, sapatos, etc. nem chegam aos seus pés...  Esse acessório a deixa mais linda. Seja você magra, gordinha, alta, baixa... Ele combina muito bem com qualquer tipo e opera verdadeiros milagres! Algumas pessoas não possuem o costume de usá-lo, o que é uma pena! Pena, não, verdadeiro desperdício!
Ele transmite tudo que você tem de bom para as pessoas! Geralmente, quando você o usa, causa reações inesperadas! É demais! Como pessoas que possuem tamanho tesouro conseguem deixá-lo guardado e não usam? O que é este acessório? O seu sorriso! Não guarde esse acessório, use bastante, pois ele não gasta!! (quer dizer, talvez uma ruguinha no cantinho, mas vale a pena!!)

Tarefa 14

Diga NÃO à cara amarrada! Sorria! Comece hoje mesmo a treinar e NÃO economize! Sorria, sorria e sorria!! (Consegue me ver sorrindo?) Mas, claro, tudo sem exageros! Ok, sinceramente, já fazia algum tempo que queria abordar esse assunto, mas não me inspirava. Hoje, ao entrar na igreja e ver um monte de jovens e até obreiras muito sérias, algumas até de cara amarrada, foi a gota d'água...
Isso elimina toda a nossa beleza!




Segredo nº 14 - Olhando ao Redor

Você olha ao redor e não vê ninguém interessante... Olha de novo e um casal de mãos dadas passa por você. Vira o rosto e vê outro casal se beijando e involuntariamente pensa: "Nunca vai acontecer comigo." Esse é o problema de se olhar para as circunstâncias... Parece não ter solução ou saída, pois você simplesmente não vê! Por olhar para as circunstâncias em vez de usar a fé, muitas jovens estão desanimando e, consequentemente, perdendo a bênção.


O pior é quando acabam se desesperando e tomando o problema nas próprias mãos... Veja bem: sei que não é fácil, mas não existem vitórias sem lutas! Não existe sucesso sem sacrifício! Não existe fé se você olha para as circunstâncias. Se não tem fé, não tem resultados! Se não tem resultados, você cansa, enfraquece e desiste! Agora pergunto: onde você se encontra neste exato momento? Olhando ao redor? Querida amiga pare de olhar para as circunstâncias! Se você escolheu um caminho com Jesus, então siga nele até o fim! Vá pela fé, pois sem ela é impossível agradar a Deus!

Tarefa 14
Ignore as circunstâncias atuais! Sejam quais forem, decida hoje viver pela fé e creia naquilo que não vê!




Segredo nº 13 - O Sábado



Quer ver algo que me tirava do sério quando era solteira e sozinha? Sábado à noite! Não tinha coisa pior que estar sozinha em pleno sábado à noite! Olha, era uma "deprê" danada! Sentia-me na maior solidão e aí estava o perigo: não sabia como lidar com isso. Me entregava aos pensamentos... Pensava no passado, antigos relacionamentos, deixava minha mente divagar sem barreiras, e quando via estava aos prantos, sentindo muita pena de mim. Não tinha Jesus, mas sei que não acontece diferente com aquelas que têm!
Para muitas, sábado é essa mesma "deprê" e os pensamentos assolam. O diabo deita e rola! O fim de tanta solidão parece tão longe e impossível... E quando a pessoa dá por si, está dando mais importância às circunstâncias do que à voz da fé. Começa a se sentir fraca... É preciso mudar essa situação! Se a solidão tentar assolá-la, não entregue os pontos!

Tarefa 13
Programe seus sábados, ou qualquer outro dia que tenha esse mesmo efeito sobre você. Procure estar sempre ativa. Marque um cineminha com as amigas ou alguma outra atividade. Se acontecer de estar sozinha, use sua fé e expulse os pensamentos de negatividade ou até mesmo de lembranças do passado. Não dê trela, não deixe sua mente desvairada tomar o controle, você tem o controle!





Segredo nº 12 - O que você tem feito?


Hoje você chegou da igreja super cansada em casa. Mas não era para menos, não parou um minuto! Ajudou a limpar o salão, o banheiro, participou da reunião e até deu pra sair e evangelizar antes de começar... Tudo o que você quer agora é um bom banho e desmaiar na cama. Você chega, sua família está na sala, você passa direto, pois só pensa no banho e na cama.

Pois bem, vamos agora abordar um fato de extrema importância. Muitas jovens têm o maior prazer de fazer as coisas e ajudar na igreja, se possível o dia inteiro, mas esquecem que precisam dar um bom testemunho em casa! Você é capaz de ajudar muito na igreja, mas incapaz de ajudar sua mãe em casa? Eu lhe pergunto: de que vale isso? Muitas jovens, hoje em dia, estão perdendo a oportunidade de ganhar almas dentro de suas próprias casas, pois não têm dado bons testemunhos.

Em casa, só querem saber de descansar e recuperar as forças para poder se entregar quando estiverem na igreja. O Senhor Jesus vê tudo isso! O resultado é que seus pais se revoltam contra a igreja e acabam implicando com suas idas também! Temos que ser exemplares, onde estivermos, pois esse é o nosso testemunho! Talvez sua mãe esteja sobrecarregada, mas você não move uma palha para ajudar! Isso tem que mudar amiga!

Seu pai é quem faz as coisas em casa? Pior ainda! Essa responsabilidade deveria ser sua! Sei que muitas vezes fica pesado, mas faz parte do seu sacrifício! Acabei de servir o jantar, estava super cansada, mas como moro com outras pessoas, tive que sacrificar e ir arrumar a cozinha antes de vir escrever esse post. Aqui já é 1h da manhã e eu poderia muito bem usar isso como desculpa para não escrever ou não arrumar a cozinha. Mas lá vai o testemunho, entende?

Tarefa 12
Hoje mesmo, você vai mudar essa situação e começará a dar um bom testemunho dentro de casa. Se possível, converse com sua mãe sobre tarefas que você poderá assumir dentro de casa. Aqui vão algumas sugestões, caso você não saiba por onde começar.

Fazer o jantar para a família
Lavar as roupas da família, não somente a sua. Se a família for muito grande, talvez dividir com sua mãe.
Fazer faxina pelo menos uma vez na semana da casa inteira, não somente o seu quarto.
Passar roupa da família.
Fazer o almoço.
Limpar a geladeira uma vez por semana.
Limpar os armários da cozinha.
Limpar os vidros das janelas.
Todos os dias fazer a sua cama ao acordar.
Manter seu quarto sempre arrumado.
Manter seu armário sempre arrumado.

Esses são apenas alguns exemplos... E, por favor, não faça nada de cara feia ou reclamando. Perde todo o valor! Depois que estiver colocando isso em prática, aí sim, vai ver as coisas começarem a mudar.



Segredo nº 11 - O Tic-Tac do Relógio Biológico



Existe um assunto muito importante, que mais parece um tabu. Sei que é tema polêmico e que muitos discordarão da minha opinião. Mas se colocarem as emoções de lado, irão entender... Outro dia precisei ir ao médico. Chegando lá, ele começou com aquelas perguntinhas de sempre...
"Qual a sua idade?" "37 anos"
"Fuma?" "Não"
"Bebe?" "Não"
"Usa drogas?" "Não"
"Tem filhos?" "Não, eu e meu esposo optamos por não ter filhos."
Precisava ver a cara do médico! Ele começou a fazer mais perguntas com relação a isso e ainda assim parecia completamente chocado! Não conseguia aceitar essa escolha! Ele não é o único. Para todos que menciono isso, parece que viro um ser de outro planeta. Eu até entendo essas reações, mas o que as pessoas não parecem entender, são as minhas razões! Talvez para você, solteira, desesperada para encontrar alguém e se casar, por causa da pressão do relógio biológico, isso seja que você gostaria de considerar...

Casei com 24 anos e meu esposo tem a mesma idade que eu. Um ano depois, decidimos que não iríamos ter filhos. Foi uma decisão totalmente racional, sem nenhuma emoção envolvida. Não é que não gostamos de criança, eu e meu marido somos loucos por elas! Eu não tive relógio biológico me pressionando, foi uma decisão minha e do meu marido. O fato de vivermos uma vida de entrega total àquilo que fazemos também contou, não queríamos nos dividir nem fazer com que uma criança tivesse que sacrificar por algo que foi uma escolha nossa. Já se passaram 12 anos desde a nossa decisão e não poderia estar mais feliz!

Ter filhos parece ser mais que um sonho para muitas mulheres; é como se fosse algo sem o que elas não serão felizes e completas! Isso não é verdade e sou prova disso! Mulheres que não podem ter filhos se sentem inferiores. Como pode? Elas tentam de tudo: inseminação artificial, barriga de aluguel, etc. Veja a realidade, olhe para o mundo em que vivemos hoje, tanta podridão! Pedofilia para todos os lados! Pessoas que têm filhos fazem de suas casas prisões confortáveis, pois o medo de algo horrível acontecer é demais! E quando o abuso acontece dentro de casa?

Se a criança brinca na porta de casa, pode ser sequestrada ou atingida por uma bala perdida! E os casos de crianças que crescem para se tornarem adolescentes tão rebeldes que têm a coragem de matar seus próprios pais?! Na minha visão, aqui já não é um bom lugar para se viver. Então lhe pergunto: qual a necessidade de arriscar colocar mais uma vida neste mundo tão podre e nojento? Vocês acham que as coisas irão melhorar? De jeito nenhum, a Bíblia já prevê tudo isso! É o amor se esfriando em quase todos. Lembre-se: ainda que seja um bebezinho lindo... Ele cresce! E quando crescer, não existe garantia de que aquela pessoa escolherá os caminhos de Deus! Ainda que sejam filhos de bispos ou pastores!

Portanto, amiga, se você tem se sentido pressionada por essa razão, veja por esse lado também. Se você quer ter filhos, tudo bem, não estou tentando mudar a sua cabeça nem recriminando-a, essa é uma decisão bem pessoal. Apenas acho que é necessário abrirmos a nossa mente e procurarmos ver as coisas de um outro ângulo. E esse é o ângulo pelo qual enxergo.

Tarefa 11
Medite sobre esse assunto, sem emoções envolvidas. Quem sabe não era aquilo que você precisava ouvir?




Segredo nº 10 - Jesus 100%

"Fê, só vou me casar se for pra ter um casamento igual ao seu e do Jr."
Estava um dia conversando com minha cunhada sobre o assunto e ela me disse isso. Na hora me senti honrada e imediatamente agradeci a Deus. Ela não foi a única a dizer isso. Outro dia uma jovem aqui na igreja, com quem eu nunca havia falado antes, parou na minha frente e mandou bala... "Quando eu me casar, meu casamento vai ser como o seu!" Virou as costas e saiu! (kkkk) "Tá ligado, vai ser ainda melhor!" respondi para as costas dela.

Eu estava aqui refletindo sobre o nosso próximo assunto, quando me lembrei disso e comecei a pensar... Tudo bem, você quer ter um casamento maravilhoso, mas eu lhe pergunto: está preparada para os sacrifícios que serão exigidos para chegar lá? Olha, pra mim não foi nada fácil, mas se me perguntar se valeu a pena... CLARO QUE SIM!! Como muitas já sabem, eu estava namorando o Jr. quando cheguei na igreja. Decidi então mudar meus caminhos e me entreguei a Jesus.

Chegou o momento em que senti que precisava escolher: continuar com Jesus 100% ou arriscar continuar com Jesus e dividida naquele relacionamento. Veja bem, escolher Jesus 100% iria exigir um sacrifício que só de pensar me fazia chorar de dor! Chorei muito antes de tomar a decisão, mas sabia que, com Jesus 100%, iria chorar agora para sorrir, e muito, no futuro... E foi exatamente o que aconteceu! Você sabe que para alcançar coisas grandes na vida, sacrifícios são exigidos. E você? Tem estado dividida? Na dúvida? Com medo de sacrificar?

Sei muito bem o que é isso, mas lembre-se: sua decisão agora será responsável por seu futuro. Se no seu futuro você estará sorrindo ou chorando, vai depender das suas escolhas e decisões feitas agora! Você planta com Jesus, para poder colher com Ele! Se você planta sozinha, vai colher sozinha!
E então, o que você escolhe?
Jesus 99% ou 100%?

Tarefa 10
Analise suas escolhas, veja se tem sido com Jesus 100%. Veja se tem escolhido sacrificar o seu "eu", suas emoções, para que no futuro venha a colher com alegria. Sabe esse namorado que você percebe que não vai dar em nada? Todos os sinais estão ali: ele já mentiu, a enganou, decepcionou, mas você gosta tanto dele... Você o ama! Sabe aquele que você vê que não é compatível? Vocês querem coisas muito diferentes, mais você o ama tanto! "Depois do casamento, ele muda..." (Você que pensa!) Sabe essa ansiedade maldita que parece que vai sufocá-la? Você quer agir!!
Pois é! Está em suas mãos!
Você decide!
Uma decisão certa!
Uma decisão errada!
Apenas uma decisão!
Muda tudo!!




Segredo nº 09 - O Inimigo Numero 01 das Solteiras



"E então, não vai arranjar um namorado?"
"E você, quando casa?"
"Hehe... Vai ficar pra titia, hein!"
   Olha quanta pressão! Outro dia mesmo me peguei falando uma dessas para minha cunhada mais nova. Que falta de tato a minha! Escapuliu. Fiquei com raiva de mim mesma logo depois que falei... "Esperava mais de você, Fernanda!" pensei. Realmente não deve ser nada fácil suportar comentários como este. Familiares e amigos não fazem ideia de como algo que parece tão inocente, como os comentários acima, podem levar uma pessoa a um estado de ansiedade tão grande que pode levá-la a tomar decisões que a farão se arrepender para o resto da vida.

        Quando você age nessa ansiedade, está agindo na emoção e a consequência com certeza não será nada boa. Tenho uma amiga que sabe muito bem o que é isso... Já estava quase na casa dos 30, quando a pressão da família começou. São aquelas mesmas perguntinhas e muitas vezes num nível bem mais pesado. "Olha o relógio biológico! Você não está ficando mais nova!", "Vai querer se mãe-avó?" A ansiedade começou a bater... Ela passou a se preocupar muito com o lado sentimental. Esqueceu-se do lado espiritual, deixou de confiar em Deus e decidiu que tinha que resolver sua vida, já que Deus parecia não estar lhe dando ouvidos...

    Começou a namorar um rapaz e em menos de seis meses, já estava se casando. Em um ano, estava tendo seu primeiro filho. "Uau!" Você pensa. Legal, ela resolveu o seu problema! Que nada! Ainda grávida da criança, descobriu que o marido a traía com sua melhor amiga! Quando o confrontou, ele decidiu deixá-la! Ok, nem preciso continuar a contar o resto da infelicidade dela para que você perceba o grande erro! Amiga, sei que não é fácil vencer a ansiedade, mas é possível! Não se deixe levar por comentários ou por pensamentos que o diabo traz, pois este trabalha na sua mente com esse sentimento chamado ansiedade.

Claro, você precisa fazer a sua parte, mas também precisa confiar no seu Deus! Buscar e esperar a pessoa certa vale a pena, isso posso comprovar. Saiba de uma coisa: a ansiedade é o seu inimigo número 1 no momento! Como vencê-la?
Aqui vai...

Tarefa 09
Primeira coisa: se você quer ser abençoada na sua vida sentimental, precisa fazer a sua parte! Eis uma listinha de coisas que você precisa fazer.
Inicie um propósito com Deus e faça parte das Terapias as Quintas Feiras na IURD;
Não seja boba, vá sempre bem arrumada e bem apresentada. E não se esqueça da balinha de hortelã na bolsa. Sempre!
Fique atenta, pois outros estão ali pelo mesmo motivo que você; então, olhe ao seu redor.
Se não vir ninguém, não desista nem desanime, continue firme.
Se encontrar, não se apresse, faça questão de conhecer bem o caráter dele.
Evite ficar ociosa, pois é nesse momento que o diabo ataca com os pensamentos. Ocupe seu tempo! Envolva-se com algum grupo na igreja, ocupe-se com as coisas de Deus. Evangelizar e fazer visitas em hospitais são ótimos exemplos.
Se for possível, tenha amigas, vá ao cinema, jante fora, ande no shopping ou coisas do tipo.
Faça um curso. Isso mesmo! Na luta contra a ansiedade e ociosidade , vale tudo! Se o problema for grana, busque algo na internet e se empenhe em aprender! Tenho dois primos que falam inglês fluente; sabe como aprenderam? Sozinhos!! Na época nem tinha internet, imagina se tivessem!!
Minha última dica deveria ter sido a primeira, pois é a mais importante!
TENHA DEUS SEMPRE EM PRIMEIRO LUGAR EM SUA VIDA.




Segredo nº 08 - A Bagagem

Uma coisa chatinha de se fazer quando precisamos viajar são as malas. Precisamos pensar em tudo. Isso sem mencionar a chatice de ter que ficar no aeroporto carregando mala, fazer o check in... E quando chegamos ao nosso destino, começa tudo de novo... Você sabia que existe também uma bagagem sentimental? Quando um relacionamento termina, fazemos as malas também. Não são roupas, mas sentimentos... Se ele a machucou, você coloca na mala, se a traiu, coloca na mala, e assim por diante...

Você sai desse relacionamento e carrega a tal da mala, até que inicia um novo. Aí, pega a mala e abre! Tira aqueles sentimentos e traz para o novo relacionamento... Se o outro a machucou, já acha que essa pessoa fará o mesmo, que terá as mesmas atitudes.
Sabe o que acontece? Você provavelmente terá atitudes que levarão essa nova pessoa a ser da forma que você teme. Sabe Jó, quando disse "O que eu temia me sobreveio" ? Pois é! Se uma pessoa a decepcionou, não quer dizer que a outra fará o mesmo, mas esses são sentimentos que se infiltram em você e muitas vezes você só percebe através das suas atitudes.

Tarefa 08
Veja se não tem carregado essa bagagem. Use sua fé para se livrar destes sentimentos tão destrutivos. Um bom exercício é tomar atitudes contrárias às que você normalmente tomaria. Vá contra essas inseguranças.



Segredo nº 07 - A Lindona



Quando era pequena, tinha uma foto minha ainda bebê, de cabelo bem curtinho, onde só se viam os olhos e a cabeça, que meus pais adoravam (claro!). Eles decidiram fazer um quadro e colocar na sala.
Para minha agonia, todos que vinham nos visitar diziam: "Gente, que olhos enormes! Parecem duas jabuticabas!”
Veja bem, ninguém falava: "Que Linda!" Claro que não! Falavam das benditas jabuticabas! Tenho mágoa dessa fruta até hoje! (rsrs) Pronto, isso acabava comigo...Comecei a ficar mocinha, mais ainda muito incomodada com os olhos e a cabeça grande! Isso sem mencionar os pés!!
Detestava cenoura, mas comia como uma louca, pois minha mãe dizia que quem comia muita cenoura ficava com os olhos verdes!
Quem dera! De tanta cenoura que comi, deveriam ter ficado azuis!
Para completar, comecei a ter piolhos (ai que nojo!). Esses benditos adoravam sugar o meu sangue! Minha mãe e minha avó tentaram de tudo; eu ficava com a cabeça limpinha, mas voltava da escola no dia seguinte empesteada!
Tinha os cabelos bem longos naquela época e amava! Minha mãe, não sabendo mais o que fazer, me levou ao salão e me deu o golpe mortal! Sem eu ver, mandou cortar no estilo "Joãozinho"!!
Fiquei arrasada durante um bom tempo, me sentia muito feia, parecia um menino! Um dia no supermercado, uma mulher falou assim: "Ei, menino, dá licença, por favor!" Olhei pra ela com muita raiva e gritei: "Eu sou meninaaaa!!"
Não sei como o assunto vaio à baila, mas lembro que um dia uma tia muito querida falou assim: "Nanda, você já se olhou no espelho e viu como é linda? Seus olhos são grandes, sim, mas são a coisa mais linda, expressivos. Seu nariz é perfeito e você tem uma boca linda!" Olha, eu deveria ter uns 12 ou 13 anos, mas nunca esqueci essas palavras! Minha tia fez com que eu me visse de uma forma diferente... Claro que ainda tinha inseguranças, mas comecei a ser mais segura e até me achar bonita. Isso também me fez mudar muitas de minhas atitudes. Acho que ela nem imagina o bem que me fez! A nossa autoestima é algo muito frágil. Apenas um comentário pode colocá-la lá em cima ou lá em baixo!
Se você tem a sua autoestima em alta, as possibilidades de alcançar sucesso são muito maiores do que se estiver em baixa. A pessoa com autoestima elevada é segura de si mesma e suas atitudes mostram isso. Ela sabe o seu valor, sabe aonde pode chegar, crê em si mesma!
Chega de complexo de inferioridade! Trabalhe a sua autoestima, ela precisa estar sempre em alta! Nós, mulheres, somos muito influenciáveis quando o assunto é a nossa aparência; somos tão sensíveis, não é mesmo? Aí está um ponto fraco que precisamos fortalecer! Sempre que comentava com meu marido como a Gisele Bündchen e a Victoria Beckham são lindas, ele dizia não achar isso! Não entendia, até achava que ele dizia isso pra me agradar, mas a verdade é que a beleza delas não é tão grande aos olhos dele! Você pode ser considerada por muitos a mais lindo ou mais feia das mulheres, mas sempre vai existir alguém que a ache linda, e sempre alguém que a ache horrorosa! A grande diferença vai estar em como você se vê!!
Quer outro exemplo? Já viu mulheres lindas namorando e casando com homens feios? Já viu o marido da Jennifer Lopez? Pois é, tenho certeza de que aos olhos dela ele é lindo!!
Já conheceu alguém que você achava muito bonito, mas logo depois de conhecer melhor achou muito feio? Ou alguém feio que logo depois se tornou bonito? Lembre-se de uma coisa: a beleza está nos olhos de quem vê a sua personalidade e atitudes podem transformá-la em uma pessoa linda ou feia!

Tarefa 07
A partir de hoje, você irá trabalhar em levantar a sua autoestima. Olhe-se no espelho e valorize o que tem de mais bonito, apague os comentários negativos que já ouviu e se concentre nos positivos. O resultado desejado é que você se sinta segura de si mesma e confiante. Ao mesmo tempo, você fará o mesmo por outra pessoa... Crie o hábito de fazer elogios sinceros com relação a outras pessoas; suas amigas, por exemplo, isso não lhe custa nada, mas pode mudar a concepção da outra pessoa...Sabe quando você acha algo bonito em uma pessoa, mas nunca fala nada? Pois é, pare de economizar nos elogios!
Algo muito importante é que você seja verdadeira quando elogiar, não seja falsa, pois a outra pessoa vai sentir e ficará muito feio pra você! Se não vê nada positivo para elogiar, então não o faça. Se por outro lado, tem o costume de apontar os defeitos, principalmente na aparência de alguém, procure evitar, a não ser que seja com muito cuidado e apenas para ajudar. Lembre-se de que seus comentários podem destruir a autoestima daquela pessoa.




Segredo nº 06 - Segurança

Você está namorando e toda sua vida gira em torno desse namoro.
Para as amigas, você nunca mais liga nem arranja tempo para elas, pois agora todo seu mundo está totalmente dentro desse relacionamento.

Você praticamente deixa de viver sua vida, deixa de crescer, pois agora tudo é em função dele.
É somente um namoro, mas você se entrega de tal forma que acaba se transformando em uma pessoa dependente, insegura e muitas vezes um grude. Liga toda hora, quer saber onde ele esteve, com quem falou, pra quem olhou, quer controlar a vida dele em todos os sentidos...

Esse comportamento em muitas mulheres é a receita certa para que o relacionamento fracasse...
E pior ainda: quanto tudo termina você se sente sozinha, perdida e com sua autoestima totalmente destruída.
Querida amiga solteira, entrar em um relacionamento é algo sério, mas não quer dizer que a sua vida precisa parar ou girar totalmente em torno daquela pessoa.

Não conheço nenhum homem que admire uma mulher insegura e grudenta. E atitudes como as mencionadas mostram exatamente isso.

Tarefa 06
A melhor coisa a ser feita para mudar esse cenário é se ocupar! Sua vida precisa continuar, não se anule. Continue dando atenção às suas amigas, sua família e encontre tempo também para se dedicar às coisas de Deus.
Procure fazer parte do grupo de evangelização ou outro grupo na igreja.
Seja participante! Isso irá ajudar seu relacionamento com Deus, com seu namorado e a sua autoestima também! Caso você não esteja em um relacionamento no momento, saberá como agir quando estiver em um.




Segredo nº 05 - Amor-Próprio

Eu tinha 15 anos quando implorei ao meu pai que me deixasse namorar um certo rapaz. Ele insistia em dizer que só depois dos 20... 

Então, um dia esse rapaz de quem eu estava gostando pediu ao meu pai para me namorar. Para minha surpresa, ele permitiu! Mais ou menos um ano mais tarde e completamente apaixonada, descobri que ele me traía a torto e a direito, até mesmo na frente das minhas amigas, que por "pena" de mim nunca falavam nada...

      Olha, é de cortar o coração. Foi uma das piores sensações que já experimentei. Você se sente sem valor, um nada, um lixo! Na hora da raiva, não pensei duas vezes: liguei e terminei por telefone mesmo; mas logo depois vem um monte de pensamentos do tipo "mas eu o amo tanto..." , "e seu eu der uma segunda chance?" , "como vou conseguir viver sem ele?" , "eu o perdi...buááá..." Mas, ao mesmo tempo, dentro de mim, algo muito mais forte me fez vencer todos esses sentimentos...

         Algo chamado amor-próprio! Ele pediu para voltar várias vezes, mas me mantive firme e quanto mais as amigas e os familiares falavam que eu não ia resistir, mais resoluta eu ficava. Nunca voltamos! Amiga, como você pode dizer que tem Jesus se não tem amor-próprio?! Mulheres e meninas hoje não se dão o valor que merecem e por isso vivem frustradas, mal amadas e infelizes. Por favor, não confunda isso com orgulho, não tem nada a ver, mas precisamos nos amar!

     Se ele a traiu, terminou o namoro, não teve consideração, quem está perdendo é ele! Confie em si mesmo, no seu potencial, não se olhe como uma mosca morta! De jeito nenhum! Vença os pensamentos e as dúvidas do diabo e bola pra frente! Não vou dizer que não vai doer, mas vai passar e depois você vai ver do que se livrou. Precisamos nos amar como o nosso Senhor nos ama e nos dar o valor que Ele nos dá! Como você pode aceitar migalhas em um relacionamento, enquanto o seu Senhor tem uma mesa inteira preparada pra você?

       Isso não faz sentido! Escrevo essa mensagem, em especial, para uma amiga que escreveu me pedindo um conselho com relação ao namorado que terminou com ela. Pois é, ele a tratou como um lixo e você ainda gostaria que lhe pedisse pra voltar?! Tenho uma palavrinha para as amigas na mesma situação: amor-próprio! 

Tarefa 05
Você precisa se valorizar, se amar, crer no seu potencial e, acima de tudo, crer no seu Deus! Se você crê que Deus é contigo, como pode se ver como uma derrotada?! Isso não existe! Não basta dizer que ama a Deus, você precisa se amar também! Hoje mesmo você irá deixar de fazer comentários negativos com relação a sua pessoa! A partir de hoje, você não repetirá frases como: "não consigo fazer nada direito mesmo!" "como sou burra!”, "nunca vou conseguir!" ou qualquer outra do tipo. Lembre-se: "Tudo posso naqu Ele  que me fortalece!"



Segredo nº 04 - São tantas Emoções...



Quando falamos em homem de Deus, qual é a primeira imagem que vem à sua cabeça? Camisa social, gravata, microfone na mão pregando sobre o altar?
Não necessariamente...

O homem de Deus não se caracteriza pela roupa que veste, nem por estar no altar. Lembro que, depois de me converter, tinha uma ideia bem certa daquilo que queria: Casar com um homem de Deus. Quando decidi dar um ultimato ao Júnior (meu namorado na época e hoje meu marido), era porque essa visão já existia dentro de mim e nem minhas emoções poderiam ficar no meu caminho. Eu sabia o que queria e lutei muito por isso.
Aos poucos, ele começou a mudar e ver isso acontecer diante dos meus olhos foi realmente maravilhoso. Foi como ver Deus o moldando para mim... Mas eu esperei, observava suas atitudes, seu caráter, sua fé e foi somente um ano depois de sua conversão que decidimos nos casar... Ele não era pastor naquela época, mas já era um homem de Deus, temente ao seu Senhor e de caráter. Isso, fiz questão de comprovar e vejo isso até hoje.
Veja bem, amiga, quis trazer esse assunto à tona, pois tenho recebido emails de jovens que já se diz apaixonadas por um pastor ou obreiro, sem sequer terem conversado com eles! Somente de observa-los à distância. Como você pode se deixar levar por suas emoções dessa forma?! Como pode dizer que ama alguém que nem conhece?! Somente o fato de serem obreiros ou até mesmo pastores não quer dizer que são verdadeiramente de Deus! Muitas já caíram nesta cilada, não caia também!!
Você precisa conhecer o caráter dele, prestar atenção nas coisas que ele fala, nas coisas que interessam a ele! Você precisa ter a certeza de que é verdadeiramente temente e fiel a Deus! Ter certeza de que ele é um homem de Deus! E tem mais: se ele tem visão, fará o mesmo com você!

Tarefa 04

A partir de hoje, suas emoções com relação à vida sentimental precisam estar sob controle. Nada de se deixar levar apenas por um olhar...
Se você está namorando, irá começar a observa-lo até ter certeza de que ele é verdadeiramente um homem de Deus e nada na emoção! Se tiver que agir e terminar o namoro, por não ver nele o caráter de Deus, não duvide nem tema. Se escolher lutar por ele, o faça na fé, mas também consciente, sabendo quem ele é de verdade.
Se você ainda não tem um namorado, esteja consciente dos passos que precisará dar quando o momento chegar. E mais uma vez repito: não se deixe levar por suas emoções...
Cuidado para não ser devorada por elas!






Segredo nº 03 - O Primeiro Marido

Hoje, ao acordar, estava abraçadinha ao meu marido. Como gosto disso! No meu casamento, é uma das coisas que mais me deliciam... Me faz sentir segura, amada e certa de que estou no lugar certo.
 Aí comecei a pensar nas solteiras que não têm esse prazer de acordar com o seu amor ali ao seu lado...
Continuei divagando em pensamentos, antes de tomar coragem de sair daquele abraço tão gostoso e fui mais longe, pensando nas casadas que, apesar do casamento, não têm esse mesmo prazer...
 Olhei para o meu marido e disse: "Como eu Te amo, Jesus." Eu ia dizer "te amo, amor", mas na mesma hora me veio à mente dizer primeiramente para Jesus, o mais sólido amor da minha vida. Esse marido está sempre em primeiro lugar, então nada mais justo...
Esse marido maravilhoso me levanta quando estou triste, me guia o tempo todo, me exorta quando estou errada, me faz sentir amada e querida, me ensina coisas diferentes, acredita em mim quando nem eu mesma acredito, me ensina a dar valor às coisas certas, enfim,  me faz feliz demais.
A Ele devo toda a minha felicidade. A Ele devo esse prazer de, depois de 12 anos de casamento, ainda acordar abraçadinha e feliz, amando ainda mais meu "segundo" marido.
Com Ele me casei primeiro e NUNCA penso em divórcio! Era solteira e não sabia o que era o verdadeiro amor até conhecê-Lo.
Quando me pediu em casamento, foi o dia mais maravilhoso da minha vida!
Nos casamos e logo depois, sem nunca nos separarmos, me casei com o Júnior também!
Não se preocupe, parece bigamia, mas não é!! Tenho dois maridos legalmente! (rs)
Aliás, vou ainda mais longe: se esse primeiro casamento não existir, com certeza o segundo não será feliz... O primeiro é a base para o segundo.
Existem solteiras que procuram desesperadamente o "segundo" casamento sem terem encontrado o primeiro!!
E digo pra você: Ele precisa ser o primeiro de verdade. Primeiro em tudo em nossas vidas, precisamos amá-Lo mais que tudo e todos, senão, não vai dar certo.
Talvez você esteja apenas namorando o Senhor Jesus, e já está pensando em casar com outro! Que traição! Não pode ser assim, não é a ordem correta.
Se você quer um "segundo" casamento que venha fazê-la verdadeiramente feliz e completa, o "primeiro" tem que acontecer antes!
Entramos agora na nossa próxima tarefa para as solteiras...

Tarefa 03

Busque o "primeiro" amor da sua vida! Analise quem está em primeiro lugar e vai ser fácil descobrir se já O encontrou. Chega de namoro! Case com Ele! Faça esse amor se aquecer, não tenha pressa com o segundo casamento, entregue-se totalmente ao primeiro!
Ame-O, delicie-se na Sua presença, no Seu carinho. Ai, que delícia!! Ame-O com todas as suas forças, com todo o seu amor...
E o segundo?
Acontecerá quando você menos esperar, mas esta entrega ao primeiro tem que existir para todo o sempre...
Nem a morte nos separará dEle! Que maravilha!!

PS: Estava em toda aquela divagação, quando tive essa inspiração e pulei da cama para lhe escrever...






            Segredo nº 02 - Algo Difícil



"Amiga, sabe qual é uma das coisas mais difíceis que existem? Ouvir a verdade.
Sinceramente, isso não é pra qualquer um. É preciso ter estrutura, espiritualidade e humildade suficientes para ouvir certas verdades. Muito bem dito quando falam que a verdade dói...E é isso mesmo, ela dói pra caramba! Mas isso não quer dizer que seja algo ruim. Não, muito pelo contrário.
Sabe quando alguém fala uma coisa pra você que machuca, parece até que vai cortá-la ao meio, mas no fundo vc sabe que aquela pessoa tem razão?
Já aconteceu isso com vc alguma vez? Lembra qual foi a sua reação?
Pois é, a reação é o que conta, o que realmente importa. Ficou magoada com a pessoa? Ofendida? Pior ainda, guardou mágoas?
Amiga, se não somos humildes o suficientes para aceitar as verdades, então como podemos pensar em casamento? Pois não tenha dúvidas de que seu marido não vai hesitar em lhe falar umas verdades. E aí? Vai ficar com mágoa dele também? Veja bem: não estou dizendo que não vai doer ou que não ficaremos tristes, mas essa tristeza tem que ser com nós mesmas e não pode durar muito!
Certa vez meu marido me disse: “Vc é muito orgulhosa!” Aquilo foi o fim da picada pra mim! Foi um pensamento atrás do outro...
Primeiro fiquei com raiva, achei um absurdo! “Eu? Orgulhosa??”
Em seguida fiquei arrasada por ele pensar aquilo de mim! “Que monstro ele é!”, pensei. Mas depois me ajoelhei e chorei até doer a garganta, ele tinha razão! Como doeu admitir e encarar a verdade! Me senti um nada e humilhada, mas como foi bom pra mim...

Tarefa 02

Analise a si mesma. Veja se tem encarado as verdades na sua vida ou em seu relacionamento da forma correta. Chega de se encanar! Encarar a verdade significa ir para o fim da fila? Vai pra lá! Recomece na fé! Corrija seus erros, afinal, ninguém é perfeito! Mas como é horrível ter que pagar um preço tão alto por algo que vc poderia ter evitado se apenas tivesse aceitado as verdades..."






Segredo nº 01 - Amor de Gambá


"Sabe aquele desenho animado do gambá Pepe, que é apaixonado por uma gatinha preta com listrinhas como a dele?
Sempre que ele a vê, seus olhinhos ficam esbugalhados e em formato de coração. Ele não a entende, pois sempre foge dele por causa do mau cheiro, mas ainda assim ele é apaixonado...
Esse é um amor impossível, pois ela é gata e ele gambá! Nunca vai dar certo! Existe uma incompatibilidade e, apesar de parecerem iguais, não são!
E isso não se pode negar...
Da mesma forma, aconteceu com ela...bastou um olhar e pronto, está apaixonada. Nem o conhece o suficiente, mas já se diz apaixonada, estou amando...

Lá está o amor de Gambá. Um amor baseado nas emoções que só irá trazer decepções. Existem diversas incompatibilidades, mas, como o gambá Pepe, ela não quer ver... Sempre pensa que com o amor e depois do casamento vai conseguir superar tudo!

Muito enganada você está minha amiga! O casamento vai apenas agravar sua situação. Não são poucas as jovens que têm me procurado, arrependidas por terem vivido um amor de gambá e agora vivem uma vida fedorenta (me perdoem a expressão) no casamento! As incompatibilidades podem ser diversas, mas vou citar apenas três...

* Ele é muito mais novo que você. Sei que esse é um assunto polêmico e que muitos são contra. Sei também que não é uma regra e há casamentos que dão certo, mas veja bem, foi uma exceção, a grande maioria tem problemas, então a escolha é sua...Aqui, apenas um conselho.

*Você tem mais estudo que ele. Também outra polêmica. Mas no casamento isso é algo muito difícil, principalmente para o homem.

* Os dois têm visões diferentes para o futuro. Um quer ter filhos e o outro não, está ai um bom exemplo. Um tem o desejo de servir no altar e o outro não, outro bom exemplo!

Tarefa 01

Se vc tem um namorado e está pensando em casamento, preste bastante atenção nas incompatibilidades, pois estas no futuro podem lhe trazer muito sofrimento. Se vc ainda não está namorando, é bom saber disso para quando escolher a pessoa que vai namorar. Evite o "amor de gambá", use sua fé inteligente!
Veja bem: é melhor sofrer agora, com um namoro rompido, do que no futuro, com um divórcio."

Comentários

  1. Josi, aqui está exatamente como no livro?
    beijo
    Cammila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Está sim. É tudo como está no livro com as mesmas palavras da dona Nanda.

      Aproveite...bjinhos *--*

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Universo - PG

Aprendendo com Salomão - O que realmente importa?

Limão com Açúcar