21 de dezembro de 2011

Marta



Distraída, agitada e excessivamente preocupada

Querer fazer tudo, participar de tudo e, ainda, de forma perfeita e harmônica. Essa agitação e cobrança diária da mulher moderna é algo já citado na Bíblia, principalmente quando se lê sobre Marta (Lucas 10:38).

Quando Jesus viajava pela cidade de Betânia, as irmãs Marta e Maria O encontraram e Ele ficou hospedado na casa delas. Marta ficou agitada por ter o Mestre em seu lar e preocupada com muitas atividades para agradá-Lo. Porém, Maria sentou-se ao Seu pé e ouvia a Sua Palavra. Essa despreocupação incomodou Marta, a ponto de pedir a Jesus que chamasse a atenção de Maria para ajudá-la (Lucas 10:40).

Assim como em muitas famílias há irmãos com personalidades diferentes, é claro que Maria era mais tranquila que Marta. Ambas amavam a Jesus, mas O serviam de formas diferentes, e Marta, com toda a sua agitação e ansiedade, queria que Maria fosse como ela e a ajudasse nos afazeres.

Mantenha o foco

Ansiedade e preocupação exagerada são características que fazem parte da vida da maioria das mulheres deste século. E Jesus, ao perceber que Marta era assim, chamou sua atenção. Ele não fez isso para julgá-la ou expô-la, mas para que ela observasse como estava agindo.

Marta era agitada, queria agradar de qualquer forma, tanto que para isso acabou falando de forma enérgica com Jesus.

A correria do dia a dia tem tornado as mulheres tão agitadas, querendo “abraçar o mundo”, que acabam por perder o foco e, muitas vezes, o equilíbrio emocional, descontando no marido e nos filhos.

Jesus deixa isso claro quando chama a atenção de Marta, dizendo que ela estava inquietada demais, fazendo muitas tarefas ao mesmo tempo, mas que o mais importante era ouvir a Palavra que saia da Sua boca (Lucas 10:41-42).

A direção correta

A falta de foco, o excesso de preocupação e a ansiedade tira algumas mulheres (e porque não alguns homens) do centro da vontade de Deus.

Maria escolheu a melhor parte, que não seria tirada dela. A Palavra de Deus, quando encontra espaço, não pode ser roubada. Mas qualquer arrumação, comida, dinheiro ou até mesmo um bem material tão almejado, pode se estragar, ser roubado ou consumido até o fim.

Maria deu prioridade à presença de Jesus, para receber diretamente Dele uma Palavra. Quem não queria esta oportunidade? E Marta estava ali, na mesma casa, mas somente preocupada em fazer comida ou deixar tudo arrumado.

Que os seus olhos estejam na direção certa, para que a sua vida não se perca em meio às muitas ocupações desnecessárias. Use sua agitação e preocupação para ouvir e falar sobre Deus para todas as pessoas, assim como Ele disse: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” (Marcos 16:15)

Que Deus abençoe a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário